Cotidiano

Aquele 11 de setembro

Posted on: 11 Setembro, 2008

Já faz sete anos e eu me lembro muito bem. Era uma terça-feira como qualquer outra, eu estava na sétima série e recordo que era aula de geopolítica, com a saudosa professora Tânia, quando surge um inspetor na porta (o tio Paulo, que por sinal já partiu dessa pra melhor) dizendo “gente, dois aviões caíram nuns prédios nos EUA”. Ele só enfiou a cabeça ali na porta pra nos avisar isso, interrompendo a melhor aula da semana. A minha reação foi igual à dos demais alunos: grande merda, acidentes aéreos acontecem todo ano. “Caíram?”, perguntou a professora com um ar de “caíram ou foram jogados?”, mas sem expressar a tal dúvida assim claramente. Ninguém entendeu nada e a aula continuou.

 

Meia hora depois eu chegava à minha casa para almoçar, quando me deparo com a minha mãe sentada no sofá e a cara toda ensopada de lágrimas em frente a TV. “Que coisa horrorosa, filha!”. Aí vi cenas dos aviõezinhos atravessando as torres gêmeas como se fossem de papel e logo depois tudo se transformando em nuvens imensas de fumaça branca. Aterrorizante. Em poucos segundos de cena ainda não me passara pela cabeça a idéia de se tratar de um ataque terrorista, mas aí também havia um “acidente” semelhante no Pentágono (justo no Pentágono?) que me fez pensar realmente na possibilidade de terrorismo. Estremeci. Nem tirei a mochila das costas, sentei em frente à TV e prestei atenção no Plantão da Globo. “Então atacaram mesmo… gente, e agora?”, refleti.

 

De lá pra cá muita coisa mudou em relação à visão do mundo sobre os EUA. Não dá pra negar a soberania norte-americana frente a outros países, e quem ousa desafiá-la paga um preço alto por isso. Vêem-se as mortes no Iraque e Afeganistão, sem contar os inúmeros conflitos anteriores onde a tropa do Tio Sam já esteve envolvida. O 11 de setembro de 2001 sempre será lembrado por mim como “ o dia em que o império balançou”. Balançou e caiu céu abaixo.

1 Response to "Aquele 11 de setembro"

Eu ia fazer um comentário muito engraçado, mas esqueci =/

Deixe uma Resposta

Entradas Mais Populares

Setembro 2008
S M T W T F S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

*

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

