Cotidiano

Sobre os trilhos

Posted on: 23 Setembro, 2008

O problema da falta de infra-estrutura do metrô nas grandes capitais já chega a níveis alarmantes

 

Numa cidade com 11 milhões de habitantes torna-se complicado atender às necessidades básicas como saúde, moradia, educação e transporte com precisão. São Paulo vem passando por problemas no trânsito jamais visto antes. São quilômetros e quilômetros de congestionamentos todos os dias na capital paulista que fazem a correria da cidade grande ficar ainda pior na hora da volta pra casa.

 

Segundo dados da Comunidade de Metrôs (CoMET, da sigla em inglês), São Paulo tem o metrô mais  superlotado do mundo, transportando cerca de 10 milhões de passageiros por km de linha e 8,6 pessoas por m2( o limite tolerado seria de 6 pessoas por m2). “A gente fica parecendo sardinha enlatada de tão apertado que é isso aqui. Pra mim já é desrespeito!”, diz Iraci Brandão, 43 anos, usuária do metrô.

 

Além da superlotação, o transporte subterrâneo ainda sofre com outro agravante decorrente do excesso de passageiros: a lentidão. Devido à grande quantidade de pessoas, deve-se aumentar o número de trens, o que diminui a velocidade deles na linha para evitar acidentes. É o que acontece na linha vermelha (Corinthians-Itaquera/Barra Funda). O trecho que liga a zona leste à oeste de São Paulo sofre uma acentuada redução na velocidade por causa do número elevado de trens circulando durante os horários de pico.

 

Juliana Félix, 22, é agente de estação no setor operacional e trabalha na plataforma da estação Brigadeiro há quatro meses. Ela auxilia no embarque e também dá orientações aos usuários com algum tipo de deficiência. Segundo a jovem, o empurra-empurra nos vagões durante os horários mais movimentados é ocasionado pela falta de educação por parte dos próprios usuários. “As pessoas querem embarcar de qualquer jeito, elas preferem ir abarrotadas a esperar um pouco mais e viajar melhor”, diz. Juliana diz, também, que o grande desafio para o fim da superlotação diária por que passam os paulistanos é a melhoria da infra-estrutura das linhas do metrô.

 

Não é só conosco

 

Em outras grandes cidades como Salvador e Belo Horizonte o problema do transporte público é bem semelhante ao de São Paulo. A paisagem do engarrafamento no horário de pico não é um “privilégio” só nosso, a capital mineira também é acometida pelo trânsito caótico em suas principais vias e na superlotação dos trens metroviários. Desde maio deste ano o número de passageiros que optam por viajar de metrô aumentou consideravelmente, pois estes procuram fugir dos congestionamentos nas avenidas e ruas, segundo conta Luis Prosdocimi, coordenador de operação do metrô de Belo Horizonte, quando procurado pelo Portal UOL.

 

Na capital baiana, o caos no transporte não difere muito. O crescimento da frota, a falta de obras, atrasos no metrô e geografia irregular complicam o trânsito de Salvador. “A única alternativa para acabar com o caos no trânsito é o investimento no transporte coletivo de qualidade, mas praticamente nada é feito pela administração municipal nesse sentido”, disse o arquiteto e urbanista Armando Branco, também em entrevista ao Portal UOL.

 

Seja em vias terrestres ou subterrâneas, a verdade é que o transporte público precisa ser (e muito!) melhorado nos próximos anos. A infra-estrutura atual não está sendo suficiente para suprir a demanda de passageiros, o que levará facilmente a um colapso sem fim. As eleições vêm aí, seu candidato prima pelo transporte urbano?

 

 

  

Fonte:

UOL Notícias – Últimas Notícias – Especial de Trânsito (de 08/09/2008)

http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/09/08/ult4469u30522.jhtm

http://noticias.uol.com.br/especiais/transito/2008/06/13/ult5848u32.jhtm

http://noticias.uol.com.br/especiais/transito/2008/06/20/ult5848u39.jhtm

 

Anônimos entrevistados por volta de 18h30 na estação Ana Rosa, linha azul (Tucuruvi/Jabaquara) do metrô dia 08/09/2008

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Entradas Mais Populares

Setembro 2008
S M T W T F S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

*

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

%d bloggers like this: