Cotidiano

Jornalismo popular no Brasil

Posted on: 8 Outubro, 2008

 

Desde março de 1999 Antônio Rocha Filho é secretário de redação do jornal Agora São Paulo. Com um extenso currículo e conhecimento na área do jornalismo, Toninho, como gosta de ser chamado, já passou por importantes veículos como Folha e o até extinto Notícias Populares.  Em um bate-papo com universitários do curso de Comunicação Social, Toninho relata sua vivência em jornais populares.

 

“O jornalismo popular é mais do que mulher pelada”. Assim Rocha Filho inicia a discussão. Sem esquecer-se dos jornais do passado de grande circulação como o Última Hora, dos anos 50, que englobava desde discussão política até crimes e o Notícias Populares, jornal de grande penetração entre as massas,  que trazia sempre bastante violência e sexo em suas manchetes.

 

Com a popularização da TV, esses jornais populares foram perdendo destaque. As vendagens foram aos poucos diminuindo até quando o mais conhecido deles, o NP, sucumbiu e fechou as portas em 2001.

 

No final da década de 90, seguindo os passos das anteriores, o jornalismo popular, mais especificamente na cidade de São Paulo, foi se disseminando. Surgiram então jornais como o Agora São Paulo, Diário de São Paulo e Jornal da Tarde. Com ênfase na prestação de serviços, cotidiano e noticiário policial, esse novo modelo jornalístico foi rapidamente aceito, e hoje está entre os mais procurados na bancas de todo o país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Entradas Mais Populares

Outubro 2008
S M T W T F S
« Set   Nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Páginas

*

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

%d bloggers like this: