Cotidiano

AS MALDITAS COTAS!

Posted on: 22 Maio, 2009

Notícias sobre as cotas para afrodescendentes e indígenas nos desfiles da SPFW estão estampadas em todos os portais desde o começo da semana. Eu, como representante negra, falo com todas as letras: É POR COISAS ASSIM QUE O PRECONCEITO TENDE A NUNCA DESAPARECER.

 É inaceitável que um órgão como o Ministério Público do Estado de São Paulo incentive que as grifes contratem 10% de modelos negros e indígenas em seu casting. É extremamente humilhante saber que você está desfilando porque sua descendência é hostilizada e “merece ter uma chance” de estar ali. Também acho de mau gosto conseguir uma vaga em algum curso concorridíssimo em alguma universidade federal, desqualificando outro estudante que certamente estudou muito mais e teria muito mais mérito (sim, porque o negro e/ou índio que sabe que vai entrar pelo sistema de cota não vai se preocupar em queimar os neurônios de tanto estudar, não vai abdicar da sua vida social pensando na universidade nem vai abandonar os amigos e a família em prol do único objetivo que é entrar em uma universidade pública. Eu, sabendo que minha cor me ajudaria 100% nisso, passaria bem longe dos livros e já iria preparar o guache para me pintar no trote). É justo com os outros? É bacana saber que você só não conseguirá se matricular este ano porque veio um negrinho ou curumim e SEM ESFORÇO NENHUM tomou sua tão merecida vaga? Gente, desculpa, mas isso é irracional! Isso só faz aumentar o preconceito, só faz nascer raiva entre as etnias.

 A única coisa que me choca mais que tudo é saber que parte dos “beneficiados” concorda com essa estupidez. Em uma matéria do G1 publicada hoje, uma modelo negra diz que “com essa medida os negros terão mais oportunidade”. Acredito sim que por um lado possa realmente existir preconceito por parte das agências (ainda que inconsciente, afinal, o padrão de beleza internacional NÃO É o negro), mas não acho que criar cotas seja a solução para isso. O negro ou o índio que quiser ser merecedor de uma SPFW que faça por onde merecer. Barack Obama não precisou de cotas para chegar à Casa Branca, assim como a Glória Maria não recebeu nenhuma carta da Rede Globo dizendo “Ei negrinha, você acaba de ser aceita aqui na Globo pois você é negra e imaginamos que seja muito difícil pra você vencer na vida, não é mesmo? Não fique mais triste, a partir de hoje você está contratada e apresentará o Fantástico! Parabéns!”.  Absurdo? Tanto quanto essas ridículas cotas.

Mais sobre o assunto, visite aqui e aqui.

8 Respostas to "AS MALDITAS COTAS!"

Chegará o dia em que os brancos olharão para os céus e indagarão: “Oh, Deus; por que não me fizestes negro?”

Que coisa. além de roubarem lugares em faculdade, agora querem roubar lugares em desfiles de moda. Logo mais eu vou entrar na minha casa e haverá uma plaquinha em um determinado: cota de espaço reservada para negros!

Outra coisa, achei fantástico o final do texto: “E você, o que tem a dizer?”, tipo coisa de blogueiro famoso que gera debate nos comentários…hahahahahha….

No mais, muito bem escrito, vc é mara!!!

Mas acho isso muito irracional e preconceituoso, não acho q um negro ou um indio seja burro pra nao entrar em uma universidade, ou nao seja bonito o suficiente pra desfilar em uma SPFW!!

Quanto as universidades, acho mais facil que melhorem o ensino das escolhas publicas (ja q segundo o governo os negros estao mais nessas escolas) para q possam competir de forma igual com os outros estudantes!

Agora é revoltante um cara q nao estudou, pegar a vaga de um q tá num cursinho há anos tentando uma vaga…

E digomais, do jeito que as coisas vao, como querem q o preconceito acabem??? IMPOSSIVEL!!!!

Fazia tempo que não lia tantas besteiras.Sua opinião é totalmente errada.
Cotas nas universidades publicas, mercado de trabalho, é sim NECESSARIO.Se você não sabe foram mais de 500 anos de escravidão, o Brasil foi o último pais a abolir a escravidão. e até hoje negros e afrodescendentes sofrem , com RACISMO , vivemos numa falsa democracia racial.
Quer exemplos, entre dentro de um banco e veja quantos funcionarios são negros é claro tirando o segurança e a faxineira, na usp vejam a porcentagem de alunos negros.
É TERRIVÉL MAS AS PESSOAS SÃO DISCRIMINADAS PELO FENOTIPO.
O negro foi excluido , foi jogado as margens da sociedade, de uma sociedade controlada por uma ELITE, BRANCA E RACISTA.

Ou você não sabe que a maioria das pessoas que vivem nas favelas , são negros, e sobrevivem , com pessimas condiões de vida , empregos e salarios miseravies, sem educação, saude , moradia digna.

Enquanto a desigualdade social nesse país não for resolvida as COTAS as AÇÕES AFIRMATIVAS SÃO SIM A MELHOR MANEIRA DE REMEDIAR ESSE PROBLEMA, OS NEGROS CARENTES NÃO PODEM MAIS ESPERAR , OU VC ACHA QUE 500 ANOS SERÃO RESOLVIDOS E 2 DIAS ????????

É facil falar que nunca sentiu na pele né ?????????????

Não fale do que vc não sabe .

Uma pessoa tão politizada e pró direitos, devia ao menos ter um discurso próprio não acha?

Falar o que já é falado é bater em cachorro-morto

E a liberdade de expressão é um direito como qualquer outro.

Pois bem, cara Paula.
Acredite no que quiser, mas seu comentário agressivo e prepotente não me fará mudar de ideia. Continuo achando pura descriminação as cotas para negros, não acho que um passado de tanto preconceito seja simplesmente “corrigido” com essa ideia infame de cotas. Outra coisa, não seja burra em dizer “É facil falar que nunca sentiu na pele né?” pois EU SOU NEGRA e sei muito bem o que estou dizendo, meu bem. Eu não me sentiria bem sabendo que estou sendo favorecida pelo simples fato de ser negra, se vc acha isso certo, o problema é todinho SEU, não vou te atacar por isso como vc fez. Passar bem, volte sempre!

AHUUAHAUHUHAAUHUHAHUAUHA

PAULA SE FODEU

Foda né? Se ela soubesse que você é negra será que ela teria falado outra coisa?

Deixe uma Resposta

Entradas Mais Populares

Maio 2009
S M T W T F S
« Mar   Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Páginas

*

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

