Cotidiano

A paz do seu bolso

Posted on: 15 Outubro, 2009

Aprenda como controlar melhor os gastos pessoais e evitar o fantasma das dívidas

Planejar como gastar o dinheiro e controlar o orçamento doméstico são tarefas árduas para boa parte da população. Para os homens, o lançamento de um game de ação ou um carro zero da moda enchem os olhos, mas esvaziam os bolsos. Já para as mulheres, um sapato alto ou um vestido mais ousado podem dar início a uma dívida que tende a crescer, crescer e crescer…

 Para não cair nas tentações das grandes promoções ou extensos parcelamentos, Carlos Stempniewski, mestre em economia pela FGV e professor de Administração das Faculdades Integradas Rio Branco, mostra que simples procedimentos podem ajudar muito a evitar um endividamento. “O primeiro passo é analisar sua necessidade de adquirir as liquidações e procurar passar longe delas”, afirma, enfatizando que normalmente preços baixos estimulam a compra de bens que, muitas vezes, não são tão necessários à vida cotidiana. Outra dica com relação a gastos supérfluos é analisar e enumerar prioridades. “Comprar uma TV nova para encostar a outra nem sempre é uma boa decisão, mas adquirir um computador que vai melhorar sua performance profissional é mais racional”, pondera o especialista.

 Maria Lúcia Silva, 47, é doméstica há mais de 20 anos e controla todo o orçamento de casa, onde mora com seu filho Allan, 21 anos. Lúcia afirma que a renda do lar é obtida somente através do trabalho dela, pois o rapaz está desempregado há cerca de três meses. “Todo meu salário entra de um lado e sai do outro. Se hoje recebo, amanhã tenho água, luz, telefone, gás, alimentação e aluguel pra pagar, não sobra quase nada”, diz. Stempniewski dá a dica para quem tem o orçamento um pouquinho mais frágil: “Pode parecer lorota, mas fechar a torneira com frequência, não abusar do telefone e lembrar-se sempre de apagar a luz quando deixar um ambiente são atitudes imprescindíveis para quem quer economizar”.

 Cuidado com o cartão de crédito! Para quem não se controla e compra tudo que tem vontade, este pode ser o grande vilão causador de dívidas. Temos que lembrar que além do valor pago, ainda tem os juros altíssimos cobrados pelas operadoras, chegando a mais de 10% ao mês, segundo o professor. “Mas se você conseguir administrar o seu cartão e pagar o total da fatura no vencimento, ótimo. Caso contrário, cancele-o imediatamente e utilize somente a função débito”, aconselha.

 Para os consumistas e baladeiros de plantão, a dica é simples e fácil de ser seguida. De acordo com Carlos Stempniewski, diminuir as cervejas da balada e até mesmo deixar o carro na garagem já fazem uma diferença no orçamento ao final do mês. “As bebidas costumam ser caras nesses lugares, sem contar os gastos com gasolina e estacionamento. Experimente tomar uma dose ao invés de três e vá, uma vez ou outra, de transporte coletivo. É mais barato e seguro para aqueles que gostam de beber”, recomenda o professor.

 Se de um lado há os solteirões que curtem uma noitada, do outro há os casais de namorados. Namorar dá gasto (e bastante!), mas como fazer para não se afundar financeiramente? “Reduzir o número de saídas para melhorar a qualidade dos lugares pode ser uma boa solução”, avalia o economista. “Ao invés de ir semanalmente na costumeira lanchonete e cinema, por que não aguardar uns dias economizando e ir a um restaurante mais caro no fim do mês?”. Tirando os excessos de um lado e compensando do outro, fica fácil manter o orçamento em equilíbrio. “Viver com economia, mas sem traumas ou severas restrições, deixa o bolso mais cheio e a consciência tranquila”, finaliza Stempniewski.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Entradas Mais Populares

Outubro 2009
S M T W T F S
« Set   Dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Páginas

*

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

%d bloggers like this: